Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT) decidiram retomar a greve na segunda-feira (23), depois de não conseguirem avanço quanto a nomeação dos aprovados no concurso do órgão. Após 18 dias de greve, que começou no dia 26 de outubro e foi suspensa no último dia 12, os servidores voltaram a negociar com o Governo, mas decidiram em assembleia realizada na tarde do dia 18 continuar com o movimento.
O presidente do Detran, Rogers Elizandro Jarbas, explicou que ainda não é possível afirmar quais serviços estarão sendo feitos na segunda-feira, já que ele ainda não sabe quantos servidores irão trabalhar. “Da última vez tínhamos 6% apenas, eles não cumpriram com os 30% exigidos por lei”. Jarbas afirmou ainda que não entendeu a decisão da retomada da greve, já que das pautas reivindicadas pelo movimento grevista o Estado atendeu oito de nove.
O Estado afirmou que não poderá atender apenas a pauta da nomeação de 70% dos aprovados no último concurso por conta do limite com gasto de pessoal imposto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). No cronograma apresentado aos servidores, o governo se compromete em fazer a nomeação de 30 aprovados ainda este ano e a nomeação de outros 100 até setembro de 2016.
Presidente do Sindicato dos Servidores do Detran de Mato Grosso (Sinetran), Daiane Renner afirmou que quanto a essa pauta não houve avanços e assim a categoria retomará os trabalhos após o Governo nomear pelo menos 70% dos concursados, antes de finalizar o ano de 2015 e o restante em junho de 2016.