A paralisação dos funcionários do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) de Sinop completa hoje 15 dia. Os servidores se reuniram em assembléia, na última sexta-feira, e decidiram manter a greve do órgão por tempo indeterminado. A paralisação atinge 31 municípios do Nortão – inclusive Alta Floresta e Guarantã do Norte.
Segundo o diretor da Gerência Executiva de Sinop, José Geraldo Araújo, não houve nenhuma mudança no quadro da paralisação. “A situação continua a mesma. O governo não demonstrou qualquer sinal que vá atender nossos pedidos e decidimos manter a greve”, disse Araújo.
O órgão está, há 3 meses, sem telefones em Sinop, Alta Floresta e Guarantã do Norte. Os grevistas reivindicam o enquadramento dos aposentados e pensionistas na carreira de especialista em meio ambiente e que sejam implementados outros compromissos assumidos pelo Governo Federal durante greves anteriores.
Além destes pontos, cobram cursos de capacitação para os novos funcionários do órgão, que foram prometidos e não aconteceram, concurso para a contratação de mais profissionai, contratação de servidores terceirizados.
Eles também citam o total descaso da administração central do órgão com as unidades de Sinop e região. Segundo os grevistas, a central não disponibiliza nem as verbas mínimas para que o Ibama de Sinop possa continuar em funcionamento.
(Atualizada às 14:02hs)