A Conferência Municipal de Assistência Social de Nova Mutum começa às 19:00hs e vai discutir a implantação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. O evento é promovido pela Secretaria de Ação e Promoção Social e será na cãmara. A conferência segue com o tema “Estratégias e Metas para a Implementação da Política Municipal de Assistência Social”.
Segundo a presidente da do Conselho de Assistência Social , Cleusa Salete Bonafim, o objetivo é provocar uma discussão sobre as ações sociais no município. De acordo com a primeira dama e secretária municipal de Ação e Promoção Social de Nova Mutum, Marinês Cavalin Pivetta, serão levantados na conferência de hoje dez itens, sejam positivos ou negativos, para serem lavados para um discussão maior, que acontece no dia 05 de setembro em Cuiabá, na Conferência Estadual. O próximo passo é o encontro nacional sobre o assunto. Serão definidas aí então novas políticas de assistência social para as diferentes regiões do Brasil.
Marinês destacou que entre os problemas sociais que mais causam preocupação hoje em Nova Mutum, está à gravidez precoce e o consumo de drogas, principalmente por adolescentes. “Encontrar alternativas para mudar esta situação é um grande desafio”, explicou. A secretária destaca que já existem iniciativas, mas elas precisam ser mais incisivas para alcançar os objetivos. No que se refere à gravidez precoce, hoje o Ministério da Saúde hoje considera toda gestação de mulheres com menos de 20 anos de idade como sendo precoce.
A preocupação da assistência social de Nova Mutum passa também pela geração de emprego e renda para as famílias mais necessitadas. Hoje a Secretaria disponibiliza alguns cursos próprios e vários outros através de parcerias com entidades, sindicatos e Governo do Estado, mas ainda há dificuldade na inserção de tais pessoas no mercado de trabalho, o que gera graves problemas sociais.