A construção de dormitórios para os 280 estudantes matriculados na Escola Estadual Agrícola Terra Nova, em Terra Nova Norte (a 642 km de Cuiabá), está mais próxima de se tornar realidade. Implantada em 2010 e com uma nova sede inaugurada em 2014, a unidade conta com Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP) com o curso técnico em Agroecologia, no regime de internato, mas não possui dormitórios.
O conforto dos quartos e a melhoria da ambiência escolar foram pautas da reunião realizada na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em Cuiabá, entre o secretário Permínio Pinto Filho e representantes da escola. No encontro, foi apresentado o projeto da Coordenadoria de Obras e Manutenção Escolar da Seduc para a construção dos quartos. Serão dormitórios de 50 m², podendo cada um abrigar pelo menos 10 jovens. Cada espaço contará com quatro banheiros, sendo um deles adaptado para alunos com deficiência.
Na oportunidade, os profissionais também apresentaram o resultado do trabalho desenvolvido ao longo dos cinco anos. Coordenador de práticas agrícolas da escola, Valter Kuhn conta que a unidade atendeu 33 estudantes na primeira turma do curso. Com o tempo, a formação chamou a atenção dos jovens da região e foi preciso ampliar a estrutura e o número de vagas. Atualmente, alunos de 13 municípios passam a semana na escola. Eles estudam em período integral e dormem na unidade escolar de segunda a sexta-feira.
Na unidade, o ensino regular é interligado às teorias e práticas agrícolas por um período de quatro anos, um a mais que o Ensino Médio regular. O trabalho voltado à atividade econômica da região – a agricultura familiar e em pequena propriedade – é um fator importante no momento da qualificação, não só pelo mercado profissional, mas pela possibilidade de os jovens ajudarem suas famílias a melhorar as condições de produção e de vida na zona rural.
Segundo Valter, que trabalha na unidade desde sua criação, 90 jovens já se formaram como técnicos em Agroecologia na unidade. Esse número poderia ser maior, se não fosse a desistência que chega a 40% por turma. “Se por um lado alguns desistem do curso por motivos diversos, por outro percebemos que estamos fazendo um trabalho de referência. Ano passado formamos 47 estudantes. Esse ano, abrimos 80 novas vagas, mas tivemos uma procura de 207 estudantes. Foi preciso realizar um teste seletivo para o ingresso”.
A Escola Estadual Agrícola Terra Nova é uma das duas escolas agrícolas mantidas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em regime de internato. A segunda escola agrícola está localizada no município de Água Boa, na região do Araguaia.