O governador Pedro Taques assegurou a liberação de 20 mil litros de óleo diesel para a manutenção de estrada de chão utilizada pela comunidade indígena Cinta Larga, localizada na região de Juína. A sugestão de convênio foi aceita pelo prefeito de Juína, Hermes Bergamin, durante reunião realizada com representantes desta etnia e também da comunidade Rikbaktsa. O encontro ocorreu, esta tarde, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
O representante dos indígenas, Paulo Roberto Cinta Larga, ressalta a má condição de aproximadamente 400 quilômetros de estrada, o que dificulta a locomoção para as cidades da região. Para atender o anseio dos mais de dois mil indígenas da comunidade Rikbaktsa, o governador se comprometeu a firmar parcerias com as prefeituras de Juara, Cotriguaçu, Brasnorte e Aripuanã para a manutenção das estradas.
O representante da comunidade, Jaime Rikbaktsa, explica que há necessidade de intervenção em um trecho de 300 quilômetros e espera que os convênios sejam concretizados.
Os representantes também reivindicam que 30% do valor do ICMS Ecológico recebido pela prefeitura sejam repassados às aldeias. Como a Lei não especifica esta destinação, o texto teria que ser alterado e aprovado pela Assembleia Legislativa. O secretário chefe do gabinete do governador, José Arlindo Oliveira, ressalta que a questão precisa de um estudo técnico aprofundado.
Para o prefeito Hermes Bergamin, a parceria com o governo é importante, já que a prefeitura não consegue realizar toda a manutenção necessária sozinha.