A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) firmará um termo cooperação cultural com o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) e a Academia Mato-grossense de Letras (AML) para a reforma, revitalização e modernização da Biblioteca Pública Estevão de Mendonça, em Cuiabá. O termo será assinado, amanhã, às 10h30, no Palácio Paiaguás. Estarão presentes o governador Pedro Taques, o secretário Leandro Carvalho, o diretor presidente do IHGMT, João Carlos Vicente Ferreira e o diretor presidente da AML, Eduardo Mahon.
A Biblioteca Estevão de Mendonça deixará o Palácio da Instrução, onde está localizada atualmente, e será transferida para o Anexo da Casa Barão de Melgaço, na rua Comandante Costa. O Palácio da Instrução será reformado para receber o Museu de Arte de Mato Grosso e a 31ª Bienal de São Paulo. O Anexo da Casa Barão também passará por reformas para receber a Biblioteca Pública.
Mais que apenas um local de leitura e empréstimo de livros, o espaço será transformado em um centro de convivência com atividades variadas que possam atrair toda a população.
A cooperação entre Governo do Estado, AML e IHGMT contempla a elaboração de políticas públicas de incentivo à leitura e prevê a realização de projetos comuns como oficinas de leitura, lançamento de livros e revistas, teatro infantil e shows musicais, entre outras atividades voltadas à valorização da cultura mato-grossense.
A Biblioteca Estevão de Mendonça será instalada no 1º piso do Anexo da Casa Barão. No 2º piso ficarão o Arquivo da Casa Barão de Melgaço e as áreas administrativas do Instituto Histórico e Geográfico e da Academia Mato-grossense de Letras.