PUBLICIDADE

Governo vai capacitar 350 novos avaliadores do Detran até agosto

PUBLICIDADE

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) vai capacitar aproximadamente 350 novos examinadores até agosto. O anúncio foi feito, ontem, durante a reunião entre o vice-governador Carlos Fávaro, secretário da Casa Civil, Paulo Taques, diretor-presidente do Detran, Rogers Jarbas, deputado estadual Dilmar Dal Bosco, secretário adjunto de Segurança Pública, Fábio Galindo, representantes do Centro de Formação de Condutores de Mato Grosso da região Norte (CFCS-MT) e empresas despachantes.

A reunião é a continuidade de uma pauta de dificuldades apresentadas pelos proprietários do CFCS e despachantes ao vice-governador na semana passada no município de Sinop, após a primeira audiência pública sobre a discussão de um novo fundo estadual de transporte. Na ocasião, Fávaro ouviu as demandas e se propôs a marcar uma agenda entre Detran e demais secretarias envolvidas para a melhorias dos processos no órgão.

De acordo com Fávaro, o objetivo do Governo do Estado é dialogar com as classes para assim construir um novo modelo de gestão. "Esse modelo de governar dialogando com a sociedade organizada é uma determinação do governador Pedro Taques, pois ninguém é dono da verdade. Sentimos que a cada dia a sociedade entende ainda mais o modelo e participa do processo".

Atualmente o Detran conta apenas com 24 examinadores para atender todo o Estado. De acordo com Rogers, desde 2005 não formaram ou capacitaram novos examinadores. Estes profissionais só podem atuar na Banca Examinadora por um ano, podendo ser prorrogado por mais um.

Segundo ele, o Detran está desenvolvendo curso para habilitar 350 novos examinadores, cujo prazo para realização está previsto para agosto deste ano. A medida solucionará o déficit hoje existente.

Também durante a reunião, o secretário Paulo Taques anunciou que a Seplan vai liberar orçamento para diárias até a próxima semana. Assim os funcionários terão condições e voltar a fazer serviços no interior. Referente ao baixo número de pessoal para atendimento aos despachantes e CFCs e demais serviços do Detran, foi anunciado que o governo do Estado vai contratar de mais de 1000 estagiários para ajudar em atividade meio.

"O secretário Júlio Modesto nos informou que esse contrato terá um diferencial. O governo dobrou o salário dos estagiários, de R$ 350 para R$ 700. O governador assegurou que o Detran vai receber a quantidade necessária de estagiários para melhorar ainda mais o atendimento lá, que está precário, é uma realidade, e nós não temos dificuldade nenhuma de reconhecer e por isso estamos corrigindo".

A avaliação da reunião foi positiva para os representantes de ambas as categorias. “A avaliação é a melhor possível, tivemos um debate de alto nível. O governo abriu as portas para esse debate que interessa a sociedade, que interessa aos usuários do Detran, tanto no seguimento de habilitação quanto na documentação de veículos. E nós avançamos em alguns pontos, criamos uma agenda positiva que é o que a gente buscava", afirmou Valdemir Alcântara, representantes dos Despachantes.

Para a representante das CFCS, Edevane Dasia, a classe saiu da reunião satisfeita. "Nós nos colocamos como parceiros do Detran e do Estado e acredito que a partir de hoje temos um divisor de águas. Até então, as resoluções eram feitas e nos passadas e a gente era obrigada a seguir. A partir de hoje nós abrimos um canal de diálogo, de discussão e troca de informação entre a classe e o Detran".

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco, responsável por intermediar a reunião, disse que esse é um governo diferente, transparente que vai para uma audiência e debate vários assuntos, se referindo a audiência pública da semana passada em Sinop, onde iniciou essa pauta. "É a primeira reunião que produzimos e daqui saem sugestões de parcerias e de confiabilidade entre ambas as partes”.

Dal Bosco sugeriu que os profissionais do Detran, responsáveis pela aplicação das provas no interior, possam estar munidos de tablet para in loco lançar no sistema o resultado, aumentando a prestação de serviço e principalmente a qualidade do atendimento.

Fávaro também pontuou que reuniões como essas deveriam ocorrer mais vezes, pois o governo está aberto ao diálogo. "Nosso governo não é avesso a críticas, e sim a inverdades. As críticas são bem vindas no sentido de construirmos um Mato Grosso melhor para todos nós. Dialogar é construir junto".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE