A Controladoria Geral do Estado (CGE) e a Secretaria de Estado de Gestão (Seges) publicaram portaria conjunta, no Diário Oficial, estabelecendo a continuidade do concurso público para o cargo de auditor do Estado. No entanto, o edital será revisto para definição de novos prazos e procedimentos, visando a retomada das etapas necessárias à realização do concurso público.
O certame havia sido suspenso por 120 dias como parte das medidas do novo governo para reorganização das finanças do Poder Executivo Estadual. Entretanto, no dia 20 do mês passado, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado (Condes), órgão colegiado de direção superior do Executivo Estadual, deliberou pela retomada do referido concurso em face da necessidade de ampliação do quadro de auditores do Estado devido à transformação da Auditoria Geral do Estado (AGE) em CGE. A mudança foi efetivada no dia 27 de novembro de 2014, pela Lei Complementar 550/2014, e ampliou as atribuições do órgão também para Ouvidoria e Corregedoria.
As atividades do cargo de auditor do Estado compreendem: auditoria governamental, controladoria, correição, ouvidoria e fiscalização contábil, financeira orçamentária, operacional e patrimonial do Poder Executivo Estadual, além de apoio ao controle externo em sua missão institucional.