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Governo repassará 1,4 mil km de rodovias estaduais para iniciativa privada administrar ainda este ano

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A concessão de mais 1,4 mil quilômetros de rodovias estaduais deve ocorrer ainda este ano. A previsão é do secretario estadual de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, em entrevista ao Só Notícias. “Nossa ideia é soltar as consultas públicas entre junho e julho para, em agosto, lançar o edital. A intenção é assinar o contrato ainda este ano para que em 2018 a gente inicie a concessão”, adiantou.

Segundo Duarte, o governo pretende entregar as rodovias no melhor estado possível, como forma de “baratear” o pedágio. “Quanto melhor você entregar a rodovia, menor será o pedágio. A gente entende que se a rodovia estiver em má condições, será necessário maior investimento, o que, consequentemente, resultará em aumento na tarifa. Então, estamos investindo nestas rodovias”.

Apesar do anúncio feito em 2015, que apontava um número de 14 rodovias pedagiadas, Marcelo afirmou que o governo ainda não definiu quantas e quais serão concedidas. “Estamos estudando. Este número era inicial. Estamos finalizando estudos de tráfego e, neste momento, começamos as modelagens. É uma diretriz do governo trabalhar com concessões e parcerias”.

Durante reunião com o setor produtivo, na última quinta-feira, o vice-governador, Carlos Fávaro, também defendeu as concessões. “Trata-se de uma estratégia moderna, que vai aumentar de forma considerável a qualidade das rodovias do Estado, uma vez que no Brasil as 10 melhores rodovias são concessionadas. Isso prova que é um modelo de traz resultados para o usuário e para a economia como um todo”.

Fávaro explicou que o plano de concessões tem objetivos claros de aumentar a competitividade da economia do Estado, reduzir o custo logístico de transporte, bem como escoar com maior eficiência a produção agrícola e ampliar as exportações.

Pelo atual planejamento, o governo tem no radar passar para concessão mais de 1,4 mil quilômetros de rodovias, divididas em sete trechos. Entre elas, a rodovia MT-130 em Primavera do Leste, a rodovia MT-246 em Barra do Bugres e a rodovia MT-220 em Sinop.

Em 2015, o governo havia anunciado que seriam repassados para a administração privada 14 trechos de rodovias estaduais. Do total, três trechos ficavam em Sinop. O primeiro ponto de pedágio ficaria no entroncamento da BR-163 com a MT-140, rodovia que liga o município a Santa Carmem. Ficaria sob concessão da iniciativa privada o trecho pavimentado da rodovia. O segundo ponto em Sinop seria próximo ao Camping Club, no entroncamento com a MT-220 e também caberia à empresa vencedora da concessão administrar o trecho pavimentado, no sentido Tabaporã. Por último, o governo concederia a rodovia MT-423, do entroncamento com a BR-163 até União do Sul.

Também estavam no pacote a MT-170, do entroncamento com a BR-364 até Brasnorte; MT-242, no trecho que vai da MT-170 até Juara; o conhecido “trevo de Vera”, no entroncamento da MT-423 com a BR-163, até Feliz Natal; a MT-485, do entroncamento da BR-163, até o final do trecho com pavimento (Morocó); as MTs 487 e 443, do entroncamento da 163 até o final do pavimento (Gleba Barreiro); as MTs 243 e 242, no trevo da BR-158 até Querência; a MT-437, da BR-158, em Confresa, até o final do trecho pavimentado; a MT-412, da BR-158 até Canabrava do Norte; e, por fim, a MT-419, do entroncamento da BR-163 até Novo Mundo.

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