O Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE) iniciou uma articulação de parceria com o grupo Startup MT para identificar práticas inovadoras e inseri-las ao cenário de transformações do Estado. Coordenada pelo secretário adjunto de Estruturação e Inovação, Flávio Gomes, o GAE está criando espaços de inovação dentro de sua estrutura para que agentes do setor de inovação possam desenvolver produtos, serviços e processos inovadores.
De acordo com o secretário, a proposta é fomentar o desenvolvimento de ideias inovadoras que venham ao encontro das políticas públicas do governo, projetando uma carteira de novos produtos que podem ser desenvolvidos no Estado. “Estamos mapeando iniciativas da capital ao interior para conhecer todo o movimento de startup no Estado. Articular a parceria com a Startup MT é de grande importância, visto que, através do grupo que congrega as demais startups mato-grossenses, o trabalho de mapeamento será facilitado".
Criado em 2012 por três profissionais da área de sistemas que se uniram com a ideia de desenvolver uma rede de conhecimento para fortalecer negócios e empreendedores inovadores, o grupo já reúne mais de mil seguidores nas redes sociais e almeja tornar-se referência em empreendedorismo e inovação no Estado, inspirando e auxiliando pessoas a criarem negócios de resultado.
Segundo Rodrigo Louzich, um dos idealizadores do movimento, a ideia é construir uma comunidade que promova a discussão e a troca de conhecimento entre os empreendedores de Mato Grosso. “Participamos de todos os níveis e projetos ligados à inovação e economia criativa. Essa é a primeira vez que o governo oferece um incentivo como o que foi oferecido pelo GAE”, disse Louzich.
Dos produtos inicialmente mapeados pelo GAE, a Startup MT tem muito a oferecer para a educação do Estado, destacou o secretário adjunto. Ele adiantou ainda a informação de que o GAE planeja trazer para Mato Grosso, em parceria com a Startup MT, dois grandes eventos nacionais voltados para a inovação: o Hackathon e o Startup Weekend. “Vamos levar para cada uma das secretarias de governo propostas que possam contribuir com as diretrizes de planejamento do Estado. Para a área da educação já temos um novo produto em vista”, reforçou.
Empreendedores interessados em fazer parte da rede de inovação de Mato Grosso devem entrar em contato com a Startup MT ou com o GAE, ambos com páginas de interação nas redes sociais. Outras informações estarão disponíveis também na página do Governo de Mato Grosso.