PUBLICIDADE

Governo proíbe desmatamento em 19 municípios de MT

PUBLICIDADE

O Governo Federal proibiu a abertura de novas áreas em 19 municípios mato-grossenses, apontados entre os maiores desmatadores do país. Entre eles estão Marcelândia, Alta Floresta, Colniza, Juara, Juína, Nova Bandeirantes, Nova Ubiratã, Paranaíta, Peixoto de Azevedo e Porto dos Gaúchos. Outros 17 ficam no Estado do Pará e Rondônia. Uma portaria será publicada ainda hoje proibindo autorizações de desmate, informou A Gazeta.

Ontem, o ministro da Justiça, Tarso Genro, anunciou que a fiscalização nessas cidades será feita por 800 policiais federais que serão encaminhados para postos na região a partir do dia 21 de fevereiro. O presidente Lula deverá chamar prefeitos e governadores para uma reunião na próxima semana para discutir o assunto.

Os números foram divulgados pela ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e que demonstraram que entre agosto e dezembro de 2007 foram desmatados na Amazônia 3.235 quilômetros quadrados, sendo que 1.786 ocorreram em Mato Grosso. Entre agosto de 2006 e 31 de julho de 2007, foram desmatados no Estado 2.476 km2.

Já o Governo do Estado contestou os dados e disse que a metodologia utilizada pelo INPE não é precisa para determinar cálculo de área e tampouco estatísticas para comparação de dados de desmatamento, podendo incorrer em erros e apresentar discrepâncias de números quando comparada com dados de metodologias semelhantes.

O secretário de Meio Ambiente, Luiz Henrique Daldegan, disse que, em novembro do ano passado, o governo do Estado foi a campo para verificar dados do Deter, e chegou à conclusão de que apenas 20% das informações condiziam com a realidade. “Não é uma briga de dados, queremos ter a certeza de onde estão ocorrendo os desmatamentos para que possamos, com o governo federal, implementar as políticas necessárias”, afirma.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE