PUBLICIDADE

Governo priorizará combate às queimadas em 10 cidades do Nortão

PUBLICIDADE

Autoridade discutiram o Plano Integrado de Prevenção as Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais de 2013, ontem, em Cuiabá, envolvendo os órgãos que integram o Comitê Estadual de Gestão do Fogo, no Estado. O objetivo com ele, é atenuar os impactos negativos dos incêndios florestais e queimadas ilegais junto à população. A secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) deve investir R$ 1,4 milhão na contratação de 90 brigadistas, locação e manutenção de veículos, equipamentos operacionais e de combate e proteção individual e coletiva, logística e outros.

Quinze municípios, em razão de seu histórico, estão sendo considerados prioritários – Peixoto de Azevedo, Marcelândia, Itanhangá, Tabaporã, Nova Ubiratã, Feliz Natal, Querência, Cláudia, Porto dos Gaúchos, Sinop, Colniza, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Serra Nova Dourada e Confresa.

Entre as ações estratégicas para o combate aos incêndios florestais e queimadas, estão a Educação Ambiental, redução dos riscos de incêndios com a implementação de aceiros, vigilância, treinamento de pessoal, equipamentos, monitoramento dos dados climatológicos e focos de calor e a fiscalização. O governo pretende também implantar sete bases operacionais nas regiões de Nobres, Coqueiral e Bom Jardim; Novo Santo Antonio; Monumento Natural Morro de Santo Antonio; APA Estadual Chapada dos Guimarães; PE Encontro das Águas; Reserva Extrativista Guariba Roosevelt e Parque Estadual da Serra Azul.

O titular da Sema, José Lacerda destacou que o planejamento estratégico tem total relação com a redução do número de focos em Mato Grosso. "Além disso, os incêndios florestais e queimadas envolvem a conscientização da sociedade, ou seja, não fazer desmatamentos ilegais, e queimadas ilegais. A sociedade precisa contribuir no combate a essas práticas criminosas".

O Plano Integrado de Prevenção as Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais de 2013 será lançado oficialmente durante a realização da 9ª Semana do Meio Ambiente, que acontecerá de 5 a 7 de junho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE