PUBLICIDADE

Governo oferece vários serviços durante Dia Nacional do Idoso

PUBLICIDADE

Orientação jurídica, renegociação de dívidas e entrega de documentos como Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Registro Geral (RG). Estes e outros serviços essenciais como aferição de pressão arterial, avaliação corporal e teste de glicemia serão disponibilizados no dia 1º de outubro, quando se comemora o Dia Nacional do Idoso.

O evento, que será realizado na praça Alencastro, em frente à Prefeitura de Cuiabá, é promovido pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e contará com um mutirão de serviços voltados exclusivamente para esta faixa etária.

O secretário Luiz Antônio Pôssas de Carvalho lembrou que “o idoso tem um papel importante em todas as sociedades, onde muitos atuam como trabalhadores, voluntários e cuidadores, dentre outras funções. Com o aumento da população idosa, cresceram também seus desafios, tais como acesso à educação e saúde; combate ao abuso, à negligência, violência e maus tratos”.

A Secretaria Municipal de Transporte Urbano (SMTU) é um dos diversos parceiros que participarão do evento, com a emissão de cartão para estacionamento e Cartão da Melhor Idade (serviço gratuito, sem restrições de créditos e que lhes garante entrar pela porta da frente dos veículos de transporte público municipal e intermunicipal).

De acordo com a secretária adjunta de Direitos Humanos em exercício, Maika Regiane Galvão, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa fixou parceria com o Conselho Municipal e outras instituições, como a Defensoria Pública, para preparar 'Ato Público', onde serão entregues documentos com propostas de implementação das políticas de atendimento a população idosa no Estado.

“Esse evento objetiva a valorização da pessoa idosa, buscando-lhes a concretização dos seus direitos, especialmente, o de viver com dignidade. Precisamos proporcionar o resgate da autoestima e o entusiasmo pela vida, desmistificando a concepção negativa de velhice”, destacou Maika Galvão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE