O governador Pedro Taques assinou, ontem, a autorização para início da terceira etapa das obras de ampliação e reestruturação do Complexo Turístico Balneário Lagoa, em Poxoréu (270 quilômetros de Cuiabá). Ao custo de R$ 3,5 milhões, os trabalhos têm prazo de 300 dias para serem executados. O governador foi recebido pelo prefeito do município, Nelson Paim, e a cerimônia contou com presença de secretários de Estado e deputados.
A construção do balneário está dividida em três etapas, as duas primeiras de responsabilidade da Prefeitura de Poxoréu, com recursos provenientes do Ministério do Turismo, disponibilizados via Caixa Econômica Federal (CEF). Já a última fase receberá investimentos do Governo de Mato Grosso, e contempla a construção de um centro de eventos, sanitários, restaurante, bebedouros, guarita, cascata e piscina natural, urbanização e paisagismo e quadra de areia. Os trabalhos serão tocados pela empresa AI Fernandes Serviços de Engenharia Erireli-EPP e fiscalizados pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT).
A reestruturação do local é aguardada há mais de 10 anos pelos cerca de 16 mil habitantes do município e, de acordo com o prefeito Nelson Paim, promete alavancar o turismo local. “A retomada da obra da Lagoa irá proporcionar um avanço turístico significativo. Vai gerar emprego, lazer e fomentar o comércio, aquecendo a economia do município. Agradeço o Governo do Estado, que não mediu esforços para que essa obra fosse retomada. O governador veio nos visitar e assinar essa ordem de serviço, dando mais essa alegria para nossa população”, enfatizou.
Por determinação do Governador Pedro Taques, o retorno dos serviços de edificação do Balneário Lagoa foi colocado como prioridade nos primeiros dias da gestão do secretário Wilson Santos (licenciado) à frente da Secid. “Na minha primeira audiência com governador, recebi essa obra como uma das metas e prioridades. Uma obra que estava parada há mais de 10 anos, gerando prejuízos ao município. Com responsabilidade, os trabalhos serão reiniciados e o Estado faz um importante investimento, que irá transformar a rotina de Poxoréu e dos municípios vizinhos”, disse o deputado estadual Wilson Santos.
Durante o evento, o governador falou sobre a importância da presença do Governo em cidades que apresentam menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como é o caso de Poxoréu. “Municípios que estão economicamente diferentes precisam de um olhar diferenciado. Não podemos tratar Primavera do Leste e Poxoréu da mesma maneira. Porque nós precisamos acabar com as desigualdades regionais e municipais. Quando soube da história dessa Lagoa, imediatamente determinei a resolução dessas pendências. Esta obra irá receber investimentos de R$ 3,5 milhões e irá transformar toda a rotina da região”, ressaltou o chefe do Executivo Estadual.