quarta-feira, 8/janeiro/2025
PUBLICIDADE

Governo lança Plano Estadual de Políticas sobre Drogas

PUBLICIDADE

No próximo dia 11 de maio, às 9h, durante o “Fórum Políticas sobre Drogas: Diálogo e Ações 2016”, será lançado o “Plano Estadual de Assessoramento em Políticas sobre Drogas – Ações 2016”. O documento foi elaborado pela Superintendência de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). O evento será no auditório do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em Cuiabá.

O superintendente de Políticas sobre Drogas da Sejudh, Paulo Roberto Santana Júnior, explica que na oportunidade será discutido o problema mundial das drogas e serão apresentadas as estratégias e metodologias para prevenção ao uso precoce e abusivo de álcool e outras drogas, que compõem o referido plano. “Dezessete municípios que tem apresentado índices significativos de violências e presença de drogas terão prioridade na implementação das ações do plano em 2016”.

Paulo explica que a proposta será estendida aos demais municípios em 2017 e 2018. “A equipe da Superintendência construiu sua proposta de ações para cumprir suas atribuições com a sociedade mato-grossense, tudo com base em evidências científicas, seguindo as orientações internacionais e nacionais que norteiam as políticas públicas sobre drogas”.

A superintendência é responsável por promover a execução das políticas públicas aprovadas pelo Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conesd), bem como a função social do Estado na promoção, prevenção, cuidado e reinserção social ao usuário de álcool e outras drogas.

Na proposta de fortalecimento da Rede de Prevenção, a Sejudh apresenta programas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas baseadas em evidências científicas que apontam que o que efetivamente previne o uso é o fortalecimento dos fatores de proteção social, bem como a redução dos fatores de risco social e da vulnerabilidade.

Este formato de atuação desenhado para as ações da Superintendência de Políticas sobre Drogas foi adotado para a elaboração do “Plano Estadual de Assessoramento em Políticas sobre Drogas – Ações 2016”.

As ações do Plano terão início logo após a realização do Fórum, começando pelos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, estendendo-se até o final do mês de novembro deste ano a outros 15 municípios que apresentam altos índices de violências e presença de drogas (Sinop, Sorriso, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Juína, Alta Floresta, Vila Rica, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Água Boa, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Guarantã do Norte). 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE