PUBLICIDADE

Governo japonês ajuda APAE de Rondonópolis

PUBLICIDADE

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rondonópolis (APAE) conseguiu, através do Governo Japonês, recursos para aquisição de um ônibus para o transporte de seus alunos. Ao todo foi obtida a quantia de US$ 88,5 mil por meio do Programa de Assistência a Projetos Comunitários e Segurança Humana do Governo Japonês. A assinatura do contrato para o repasse dos recursos para a aquisição do ônibus para transporte escolar de pessoas com deficiência ocorreu nesta segunda-feira (17/11), às 14h, no Consulado Geral do Japão em São Paulo (SP).

O presidente e a diretora da APAE de Rondonópolis, respectivamente, Carlos Logrado e Karla Paes, foram à capital paulista, nesta ocasião, para a assinatura do contrato junto ao cônsul geral do Japão em São Paulo, Masuo Nishibayashi. Na oportunidade, o cônsul falou da satisfação do Governo Japonês em ajudar a APAE de Rondonópolis, mas fez uma ressalva: o país não paga o ICMS do bem a ser adquirido, porque acha uma insensatez fazer uma doação para uma entidade filantrópica brasileira e arcar com o imposto para o governo do Brasil.

Em sua fala ao cônsul, Carlos Logrado repassou as congratulações ao Consulado do Japão e fez questão de ressaltar a grande importância social, cultural e econômica da colônia nipo-brasileira em Rondonópolis, lembrando que, coincidentemente, essa doação estava sendo feita no ano do centenário da imigração japonesa para o Brasil. Em relação à ressalva do cônsul, o diretor avaliou à reportagem que é inexplicável, no Brasil, o portador de necessidades especiais receber a isenção de todos os impostos para aquisição de veículos, algo em torno de 40%, enquanto entidades filantrópicas como a APAE, que beneficiam mais de 200 alunos, não contam com qualquer tipo de isenção fiscal em suas aquisições.

O presidente destacou para a reportagem a preocupação do Governo Japonês com as precárias condições das pessoas portadoras de necessidades especiais, daí a vontade de ajudar desse povo. O veículo de transporte dos alunos da APAE, por exemplo, já estava por inviabilizar o funcionamento da entidade, segundo o diretor. Isso porque o ônibus já estava a ponto de ser encostado, tendo em vista a falta de peças para reposição. “Em nome da APAE e do povo de Rondonópolis, eu agradeço e peço a Deus que ilumine sempre todo o povo japonês por este ato solidário”, disse o presidente ao cônsul geral, na ocasião da assinatura.

“Com a aquisição do novo ônibus, além de perdermos menos tempo na busca e entrega dos nossos alunos da APAE, ganharemos mais tempo com a permanência dos alunos na entidade, podendo prolongar o seu período de aprendizado”, avaliou Carlos Logrado, lembrando ainda da diminuição dos custos de manutenção. “Poderemos promover excursões com os alunos, garantindo uma qualidade melhor de vida a eles”, observou. “As viagens dos alunos serão muito mais agradáveis. Além de ser novo, com todas as condições de trafegabilidade, o ônibus dará aos alunos condições de ouvir uma música de qualidade, o que ajuda no tratamento”, acrescentou.

A projeção é que, no começo das aulas de 2009, o novo meio de transporte esteja em operação. Para a entrega oficial do ônibus, Masuo Nishibayashi se comprometeu em vir a Rondonópolis. Na ocasião, a diretoria da APAE estará conclamando a sociedade rondonopolitana e a colônia nipo-brasileira local a fazer uma grande recepção ao cônsul geral.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE