O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid) e da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejud), vai construir a primeira Unidade Socioeducativa, para atendimento de menores infratores, da região Médio Norte. Instalada no município de Tangará da Serra, a unidade atenderá menores de todos os municípios vizinhos. A obra, que está orçada em R$ 2,2 milhões, está em fase de conclusão de projeto. A licitação será lançada pela Secretaria das Cidades até o final do mês de julho.
A unidade será construída em um terreno de 15 mil metros quadrados, que foi doado pelo município que fará também todo o trabalho de terraplanagem. Com capacidade para abrigar 30 menores, o espaço terá 1.649,06 metros quadrados de área construída, dividido em dois dormitórios, uma oficina de 300 metros quadrados onde serão ministrados cursos de capacitação, cozinha, refeitório e área administrativa. Devido ao tamanho do terreno, o projeto é expansível, ou seja, uma segunda etapa pode ser edificada no local para abrigar mais 30 menores.
O programa de atendimento socioeducativo deve seguir um projeto pedagógico de atendimento, no qual constam ações (projetos) de educação formal, profissionalização, esporte, cultura, cidadania, acompanhamento familiar e social, ou seja, todos os instrumentos que propiciem a reinserção deste jovem, atendendo também neste contexto seus familiares.
O governo do Estado vem investindo no atendimento socioeducativo nos últimos anos, pois tem entendido que para uma reinserção destes jovens autores de atos infracionais não basta simplesmente privá-los da liberdade, mas também proporcionar-lhes acesso a educação, capacitação, saúde, dignidade, entre outros direitos que são garantidos aos mesmos e a construção desta unidade reflete este anseio.