PUBLICIDADE

Governo intensificará ações contra desmates e queimadas no Nortão

PUBLICIDADE

O governo do Estado deve intensificar as ações de fiscalização para combater as queimadas, desmatamentos e outras práticas ilegais. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), José Lacerda. A prioridade é fiscalizar os municípios com maior incidência de ocorrências e que estão localizados na região Norte.

De acordo com a assessoria, o secretário lembrou que as queimadas estão ligadas diretamente aos desmatamentos. Por isso, as ações serão intensificadas nos próximos três meses, quando tem início o período proibitivo no Estado, que vai de 15 de julho a 15 de setembro, podendo ser antecipado ou prorrogado, de acordo com as condições climáticas.

Conforme dados divulgados pela Sema, em Mato Grosso o desmatamento ilegal vem apresentando uma redução gradativa ao longo dos últimos anos. Os novos dados gerados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pelo Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia (Prodes) sugerem que entre 2004 e 2012 houve um decréscimo significativo de 94% na taxa de desmatamento no Estado.

Para coibir essa prática ilegal foram autuados e embargados 8.725, 874 hectares de áreas desmatadas somente no primeiro semestre de 2013. Os esforços empregados para conter o avanço do desmatamento no Estado consistem no monitoramento por satélites, sobrevoo de varredura e constante vigilância a campo, priorizando os municípios com as maiores ocorrências de desmate como Nova Ubiratã, Tapurah, Feliz Natal, Sorriso e Porto dos Gaúchos.

Os estados que mais desmataram na Amazônia Legal no ano passado foram o Pará com 1.741 km², seguido por Rondônia com 773 km² e Mato grosso com 757 km².

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Dois motociclistas morrem após acidente no Nortão

Paulo Henrique Fonseca, de 34 anos, e Flávio Vieira...

IML divulga informações sobre vítimas que aguardam por identificação em Mato Grosso

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) procura por...
PUBLICIDADE