O governo do Estado instituiu o Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (NEA-APL). O objetivo é elaborar e propor diretrizes gerais para as ações coordenadas de apoio aos APLs, que concentram em uma mesma área geográfica a cadeia de produção, fornecedores de equipamentos e insumos e prestadores de serviços de uma determinada atividade econômica. O núcleo está vinculado diretamente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
O núcleo tem como atribuição promover articulação e integração entre os agentes e participantes de APLs, orientar a elaboração dos Planos de Desenvolvimento Preliminares dos APLs selecionados e aprovados, analisar e aprovar a indicação de APLs a serem trabalhados no Estado.
De acordo com o secretário adjunto de Empreendedorismo e Investimentos (Sedec), Leopoldo Rodrigues Mendonça, a criação do Núcleo irá contribuir para o desenvolvimento regional. “O núcleo será um instrumento do Governo que tem como uma de suas atribuições, somar esforços na busca do desenvolvimento econômico e social de diversas regiões de Mato Grosso, com políticas públicas direcionadas aos APLs, visando a geração de emprego e renda e, por fim, a diminuição das desigualdades regionais e sociais”.
Segundo o coordenador do NEA-APL, Sebastião de Moraes, o núcleo irá receber as demandas e identificar as necessidades dos APLs em Mato Grosso. “Vamos debater, em conjunto, estratégias de apoio aos APLs. A princípio, iremos ouvir os municípios, as instituições que fazem parte do Núcleo e o Governo para definirmos as áreas prioritárias a serem desenvolvidas socioeconomicamente”.
Arranjos Produtivos Locais (APL) são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.