O Ministério do Meio Ambiente incluiu Feliz Natal, Marcelândia e Brasnorte na lista dos municípios com desmatamento monitorado e sob controle. Na portaria, assinada pelo ministro Francisco Gaetani, é apontado que as cidades deverão ser priorizados na alocação de incentivos econômicos e fiscais, planos, programas e projetos da União visando ao desenvolvimento econômico e social em bases sustentáveis, em particular quanto à consolidação da produção florestal, agroextrativista e agropecuária.
Não há números oficiais sobre o desmatamento nestes municípios, no entanto, um dos critérios para serem incluídos na lista, foi o a extração ilegal ter ocorrido em 2012 numa extensão igual ou menor que 40 quilômetros quadrados, com médias do desmatamento dos períodos de 2010-11 e 2011-12 inferior a 60% em relação à média do período de 2007- 08, 2008-09 e 2009-2010.
Segundo a publicação, nas cidades 80% do território também, excetuadas as unidades de conservação de domínio público e terras indígenas homologadas, com imóveis rurais devidamente monitorados por meio de Cadastro Ambiental Rural-CAR. Trata-se do registro eletrônico de abrangência nacional junto ao órgão ambiental competente, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente-SINIMA, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.