O governo inaugurou a base do Serviço de Operações Penitenciárias Especializadas (SOE), da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), ontem. Durante a cerimônia, o governador Pedro Taques fez a entrega de equipamentos bélicos para o setor, que já estão sendo repassado para as unidades de todo o Estado. O investimento total chega a R$ 4,2 milhões.
Foram adquiridos 692 pistolas calibre .40; 96 fuzis; 214 espingardas CTT 40; 443 espingardas calibre 12; 170 revólveres e 695 coletes de proteção balística. Todo o material bélico do sistema penitenciário fica sob a guarda do SOE e é gerido pelo Departamento de Armas e Logística Penitenciária (DALP) setor responsável pela aquisição, controle, distribuição e guarda deste material.
Taques acredita que esta é uma ação de investimento em segurança pública. “Quando se fala em segurança temos que falar também do Sistema Penitenciário, que busca a ressocialização; no entanto, em determinadas situações é possível e necessário à utilização da força progressiva, o que se diz como violência legítima, para proteger o cidadão sempre dentro da lei, pois o Estado não pode se igualar aos criminosos. Por isso, a entrega destes materiais hoje aqui para o sistema, para que eles possam usar isso dentro da legalidade. O secretário Márcio e sua equipe estão de parabéns”.
O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo, destacou o investimento na aquisição de material bélico. “Esta é uma ação estratégica do Estado, que demonstra a preocupação com a segurança do Sistema Penitenciário, ofertando à sociedade a entrega de equipamentos condizentes a necessidade com o trabalho dos nossos agentes penitenciários”.
“A nossa base surgiu na necessidade de ter uma resposta para agir em momentos de crise dentro do sistema penitenciário de Mato Grosso. O SOE é capacitado para qualquer situação que envolva alto grau de periculosidade, anteriormente estas ações eram feitas pela Polícia Militar, hoje o sistema é totalmente independente”, disse o diretor do SOE, Anderson Santana da Costa.