PUBLICIDADE

Governo entrega plano decenal socioeducativo em MT

PUBLICIDADE

O Plano Decenal de Atendimento do Socioeducativo de Mato Grosso 2015-2024 foi entregue hoje. O documento, formulado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), objetiva a implementação de uma socioeducação humanizada e cidadã no Estado atendendo resolução da Lei nº 12.594 onde se encontram as complementações necessárias ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no que diz respeito ao atendimento e execução das medidas socioeducativas ao adolescente, elencadas no Art. 112 do ECA.
                           
“Este é o trabalho mais importante que elaboramos em relação ao Socieducativo, pois mostra onde queremos chegar nos principais avanços nos próximos anos. O mais importante disso tudo é que ele mostra que é uma politica humanística e não de encarceramento, mas que visa dar condições de recuperação e não de prender o menor”, avalia o secretário Luiz Antonio Pôssas de Carvalho.
                             
A construção do plano decenal foi possível graças ao esforço dos atores e órgãos envolvidos no atendimento socioeducativo do Estado. “A estrutura do plano teve como base de elaboração as orientações, diretrizes e metodologia apresentada no Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo, tendo como princípios e diretrizes orientadores previstos na legislação vigente: Estatuto da Criança e do Adolescente; Resolução nº 119/2006 do Conanda e Lei do Sinase nº 12.594/2012”, explica a gestora governamental e assessora da Sejudh, Gisele Gugel.
                             
O Plano Decenal tem 12 objetivos específicos, entre eles a integração à gestão estadual do Sistema de Atendimento Socioeducativo; qualificar a implantação das novas unidades socioeducativas; qualificar o atendimento socioeducativo: da infraestrutura, dos profissionais, dos direitos dos adolescentes, do enfrentamento à violência institucional e incentivar a participação autônoma dos/as adolescentes na construção e implementação da proposta socioeducativa na execução de todas as medidas socioeducativas (MSE) e em todos os âmbitos (estadual, municipal e nas unidades socioeducativas).
                  
O documento tem como princípios o respeito aos Direitos Humanos dos/as adolescentes, reconhecimento e tratamento do/a adolescente enquanto pessoa em desenvolvimento, sujeito de direitos e responsabilidades; garantia de atendimento especializado para adolescentes com deficiência e, por diretrizes, a humanização do atendimento nas Unidades de Atendimento Socioeducativo, criação de mecanismos de prevenção, mediação de conflitos e práticas restaurativas, presunção da inocência do adolescente e a valorização dos operadores da socioeducação e formação continuada; dentre outros,
                                            
Como fonte para elaboração do plano se destaca o Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia), software de registro e tratamento de informações sobre a garantia e a defesa dos direitos fundamentais, baseado no ECA e que serve para operacionalização, formulação e gestão da política de atendimento.
                                                             
Na elaboração do Plano foi oportunizada a participação de todos os responsáveis e interessados pelas políticas públicas socioeducativas do Estado, através da Comissão Intersetorial do Sinase/MT, e sua construção teve como parâmetro o diagnóstico situacional do sistema socioeducativo dos anos de 2011, 2012, 2013, e em alguns casos até 2014. As informações foram coletadas no Sipia, no Poder Judiciário e nas Secretaria Estaduais de Educação e Saúde. Também foi realizada uma pesquisa pela comissão setorial da Sejudh em todo sistema socioeducativo de privação de liberdade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Motociclista cai em valeta após colisão com outra em bairro de Sinop; assista

Duas motocicletas Honda Biz se envolveram em um acidente,...

Corpo de jovem é encontrado no rio Teles Pires em Sinop

O corpo de Renan Marcos Gomes, de 21 anos,...

Prefeitura em Mato Grosso define concurso e alguns salários chegam a R$ 4,8 mil

O concurso público no município de Cotriguaçu (944 quilômetros...
PUBLICIDADE