Durante a Caravana da Transformação realizada em Cáceres, ontem, o governador Pedro Taques fez a entrega de aproximadamente mil coletes balísticos, 58 kits de agentes químicos, 200 pistolas .40, 120 espingardas de calibre 12 (letais e menos letais) e pelo menos 150 mil munições ao sistema penitenciário de Mato Grosso. Também anunciou que até julho os 2,4 mil agentes receberão uniformes padronizados.
Para fazer frente a um déficit que atualmente é de cerca de 5 mil vagas no sistema penitenciário, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fausto Freitas, também falou da entrega nos próximos meses mais duas unidades, em Várzea Grande, para 1.008 mil vagas, e em Peixoto de Azevedo, para 250 vagas.
“Também conseguimos aprovar no Departamento Nacional Penitenciário esta semana o projeto arquitetônico para a construção da nova unidade de Alta Floresta, com mais 250 vagas. Todas as entregas atendem um cronograma determinado de aquisições que visam melhorar as condições de trabalho dos nossos servidores e também a gestão do sistema que hoje, apesar de todas os desafios, está entre os melhores do país. Há que se enfatizar a importância dos servidores em todos os avanços alcançados”, acrescentou o gestor da pasta.
Além disso, haverá reforço no efetivo com as primeiras 160 nomeações, dos mil aprovados no concurso, até o final de abril e início imediato da qualificação. As demais nomeações serão feitas de forma escalonada. “Esse grupo é de extrema importância para o sistema de segurança, pois são eles que mantêm aquelas pessoas inaptas de convivência social lá dentro das unidades penais e, com isso, contribuem para a segurança do cidadão aqui fora”, avaliou Taques, por meio da assessoria.
Mato Grosso possui 55 unidades penais e uma população carcerária de aproximadamente 11,5 mil pessoas, cerca de 95% são homens.
O secretário Fausto Freitas e sua equipe visitaram diversas unidades penais da região de Cáceres, entre elas as cadeias públicas de Mirassol D’Oeste, São José dos Quatro Marcos e Araputanga, onde foram entregues os materiais adquiridos pela Sejudh. Ainda durante a caravana deverão ser entregues os kits e armamentos também às unidades de Rio Branco, Pontes e Lacerda, Comodoro e Vila Bela da Santíssima Trindade.