Trezentas e quinze unidades habitacionais do residencial Gilson de Barros serão entregues, amanhã, às 9h, pelo governo do Estado, em Várzea Grande. As casas, construídas em parceria com o governo federal, fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) e vão beneficiar 205 famílias que residem em áreas de risco, 37 em situação de vulnerabilidade social e 73 que foram sorteadas pelo programa.
Ao todo foram investidos R$ 13 milhões, do Orçamento Geral da União e do Orçamento Geral do Estado. As casas são para famílias que recebem até R$ 1,6 mil. As prestações variam de acordo com a renda de cada beneficiado.
As casas têm 36,6 metros quadrados, sendo dois quartos, sala cozinha, banheiro e área de serviço. Todas são forradas com PVC e têm revestimento cerâmico nas áreas molhadas. O residencial será entregue com asfalto, calçada, meio fio, rede de água e esgoto, sendo que no local foi construído uma Estação de Tratamento de Esgoto com capacidade para tratar em 100% os dejetos.
Das 315 casas, 10 serão destinadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Essas unidades terão 42,9 metros quadrados, com a mesma infraestrutura das demais residências. "Seguindo a política do governo do Estado de reduzir o déficit habitacional e de construir casas para famílias de baixa renda, vamos entregar mais esse residencial em Várzea Grande, onde só este ano mais de 1.800 pessoas receberam uma casa nova para morar", destaca o secretário de Estado das Cidades, Nico Baracat.
Pensando no lazer dos futuros moradores, o residencial será entregue com uma quadra poliesportiva e um playground para a garotada. Nas proximidades do Gilson de Barros tem escolas e posto de saúde.
Na hora de construir o residencial o governo teve uma preocupação especial com o meio ambiente e preservou as árvores nativas que existiam na área, entre elas 30 pés de pequis que, além de sombra vão oferecer frutos para os moradores.
Dia 21, o governo do Estado vai inaugurar mais 499 casas na segunda etapa do Residencial Nova Canaã. Serão entregues ainda este ano outras 423 unidades no Residencial Alice Novack e mais 500 no Nilce Paes de Barros. O interior do Estado também está contemplado, sendo que em Tangará da Serra 278 famílias vão receber casa nova e em Cáceres mais 350. Em Sinop serão mais 536, mostrando assim que a política habitacional do governo de Mato Grosso contempla todas as regiões do Estado.