O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento começou a discutir hoje (20) com produtores de cerveja a instrução normativa que mudará a fórmula da bebida. A nova receita deve permitir a adição de ingredientes de origem animal como leite e mel, além de chocolate, frutas e ervas. Também pode ser autorizado o uso de cereais como arroz e milho além da cevada e lúpulo. A flexibilização do preparo é uma reivindicação dos produtores e valerá também para os países do Mercosul.
As discussões com o setor privado ocorrem no auditório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e vão até amanhã (21). Após o debate com os fabricantes, o texto da instrução normativa será levado ao Mercosul. A expectativa do governo é que as alterações vigorem a partir de 2015.
A intenção é criar mais variedades com as alterações na fórmula de preparo da cerveja, que atualmente deve conter 55% de cevada e adição de lúpulo. Segundo o governo, o diferencial no sabor trará competitividade ao produto brasileiro e beneficiará os pequenos produtores artesanais.