O governo do Estado e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) firmarão um Acordo de Cooperação Técnica para a estruturação de projetos de Parcerias Público Privadas (PPP) em Mato Grosso. Os termos do documento foram discutidos durante reunião com o governador Pedro Taques e representantes da MT-Participações e Projetos (MT-PAR), ontem.
Na avaliação do governador, a parceria será positiva para o Estado, considerando os projetos já desenvolvidos pelo BNDES e experiências de sucesso registradas no Brasil. “Estou certo de que temos capacidade para concretizar essa parceria. O compartilhamento de informações e expertise é muito importante”.
Segundo dados apresentados pelos representantes da empresa, o BNDES possui atualmente 43 projetos de PPP ou concessão, dos quais 24 já foram concluídos com taxa de sucesso de 89% e 16 estão em andamento. Entre as áreas contempladas estão saneamento, saúde, educação, aeroportos, rodovias, portos, arenas e obras de mobilidade urbana.
O modelo de atuação do BNDES prevê três principais frentes: Planejamento de Longo Prazo e Identificação de Projetos; Estruturação de Projetos para PPPs e Concessões; e Execução e Acompanhamento do Projeto.
Em Mato Grosso, a parceria deve ser firmada para a execução de projetos na área da saúde e do programa Infovia, que tem o objetivo de interligar todas as unidades administrativas de Governo nos 141 municípios mato-grossenses por meio da implantação de banda larga e internet de alta capacidade e velocidade.
“Firmar parceria com uma empresa como o BNDES será fundamental para garantirmos a execução de trabalhos de qualidade, que irá beneficiar, acima de tudo, os cidadãos”, afirmou o secretário de Estado de Planejamento, Marco Marrafon.
O conteúdo do Acordo de Cooperação Técnica será avaliado pelas equipes jurídicas da MT-Par e do BNDES e o documento deverá ser assinado ainda neste mês. “Os conceitos com os quais trabalhamos e os adotados pela MT-PAR estão muito alinhados, o que facilita a viabilidade de um trabalho conjunto”, destacou o superintendente da Área de Estruturação de Projetos do BNDES, Henrique Amarante da Costa Pinto.
Durante a reunião, os representantes da empresa também conheceram o projeto de concessões das rodovias de Mato Grosso e as tratativas envolvendo o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e a Arena Pantanal.