PUBLICIDADE

Governo do Estado define município que receberá primeira caravana da transformação este ano

PUBLICIDADE

 A Caravana da Transformação está de volta e a primeira edição do ano será em Jaciara (144 km de Cuiabá), do dia 24 de janeiro a 03 de fevereiro. Dezenove municípios da região sul serão beneficiados com o programa, que tem como carro-chefe serviços oftalmológicos para quem tem mais de 55 anos. A novidade nesta edição é a parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso e a inclusão de consultas médicas com profissionais de quatro áreas: urologia, oncologia, dermatologia e cirurgia de cabeça e pescoço.

Tais especialidades serão oferecidas e reguladas, exclusivamente, pelo Consórcio Regional de Saúde do Sul de Mato Grosso, sendo disponibilizadas nos dias “D” do evento – 27 e 28 de janeiro. De acordo com a secretária executiva do consórcio, Eulice de Almeida, a prioridade será para quem já procurou o Sistema Único de Saúde (SUS) e aguarda a primeira consulta e para aqueles que estão com resultados de exames e aguardam retorno para fechar o diagnóstico ou realizar algum procedimento. Todo o processo será via consórcio.

Nos dias 27 e 28 o Poder Judiciário do estado também participará da Caravana com o projeto Justiça Comunitária e o Núcleo de Solução de Conflitos, referentes a direitos e obrigações legais, mediação e conciliação.  Por meio da Corregedoria do TJ, ainda serão fornecidas informações sobre os projetos Pai Presente e Padrinhos.

Já o Juizado Volante Ambiental (Juvam) vai realizar um trabalho de conscientização ambiental. “O Estado tem uma estrutura grande já montada e oferta serviços bons aos moradores das cidades visitadas e o Judiciário não poderia ficar de fora”, afirmou o presidente do TJ-MT, desembargador Rui Ramos Ribeiro.

Coordenador-geral da Caravana, o secretário de Estado do Gabinete de Governo José Arlindo Oliveira destacou a importância das parcerias para a construção do evento, desde o município anfitrião, passando pelos municípios que compõem a região atendida, as secretarias de Estado envolvidas, além dos demais Poderes e instituições. “A caravana é uma oportunidade para que o Poder Público leve produtos e serviços de forma direta ao cidadão mato-grossense, transformando a vida da população”.

As duas primeiras edições de 2017 – a primeira em Jaciara e a segunda em São José dos Quatro Marcos – compõem o primeiro chamamento público do Estado, que está em vigor. Para as próximas, mais instituições devem se tornar parceiras do Estado. “Estamos dialogando com o Exército, o Banco do Brasil, o Tribunal de Contas do Estado, entre outras instituições. Nosso desafio é construir edições ainda maiores”.

A Caravana da Transformação foi instituída pelo Decreto N° 408, de 22 de janeiro de 2016. O objetivo é levar atendimentos de saúde e cidadania aos municípios do interior, com ênfase em cirurgias de catarata e pterígio para pessoas acima de 55 anos.

A informação é do Gabinete de Comunicação

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carreta e caminhão colidem na 163 em Sorriso; um ferido

O acidente envolvendo um Iveco Daily 3510 branco e...

Detran-MT registra em 6 anos mais de 1 mil operações contra infrações no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito realizou, desde o início...
PUBLICIDADE