O governo estadual publicou sete licitações para a comprar equipamentos do Hospital Central de Alta Complexidade, em Cuiabá, incluindo aparelhos de imagem e laboratório, além de balanças, aspiradores e ventiladores. O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, explicou que a estrutura do Hospital Central será de ponta, com os melhores e mais modernos equipamentos do mercado “Conforme sempre reforça o governador Mauro Mendes, a estrutura do Hospital Central será das mais modernas, seguindo o padrão dos melhores hospitais do país. Nossas equipes estão 100% dedicadas nesta missão que transforma um sonho de 34 anos em realidade para a nossa população”, disse.
No início do mês, a secretaria publicou outros cinco editais relativos aos pregões específicos para compra de móveis, mobiliário cirúrgico e equipamentos cardíacos e de imagem. O hospital está quase pronto. 92% do projeto foi executado. A unidade tem 32 mil m² de área construída, atenderá as demandas de alta complexidade em saúde e receberá investimentos na ordem de R$ 184,5 milhões.
A unidade terá capacidade para oferecer cerca de 2 mil internações, 652 cirurgias, 3 mil consultas especializadas e 1,4 mil exames mensais. O novo projeto prevê 10 salas cirúrgicas, 60 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 230 leitos de enfermaria. Além disso, a unidade de alta complexidade vai dispor um total de 290 leitos voltados para o atendimento de toda a população mato-grossense. Dentre as especialidades previstas para o Hospital Central estão cardiologia, neurologia, vascular, ortopedia, otorrinolaringologia, urologia, ginecologia, infectologia e cirurgia geral.