O governador Pedro Taques (PDT) sancionou o projeto de lei, de autoria do deputado Baiano Filho (PMDB), que estadualiza um trecho de 85 quilômetros da “Estrada do Guardanapo”, que liga o município de Canabrava do Norte ao distrito de Espigão do Leste, em São Félix do Araguaia. A rodovia terá inicio na MT-412, passando pela ponte do rio Corgão, no distrito de Primavera do Fontoura, e do Rio Comandante Fontoura, chegando ao distrito de Espigão, no entroncamento da antiga BR-080.
A sanção foi publicada no Diário Oficial do Estado e vem após o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, e uma comitiva com engenheiros e técnicos da secretaria acompanhados de deputados e prefeitos, percorrer estradas estaduais localizadas nas regiões Norte e Nordeste (Xingu).
O ponto de partida da comitiva aconteceu na cidade de Matupá seguindo pela MT-322, passando por São José do Xingu, pegando a MT-437 até Confresa com chegada na cidade de Porto Alegre do Norte (1.143 km da Capital). No segundo dia, a comitiva se deslocou para Canabrava do Norte, passando por distritos como Espigão do Leste e Primavera do Fontoura, finalizando o percurso em Santa Cruz do Xingu (994 km da Capital).