O governo de Mato Grosso, por meio da secretaria de Meio Ambiente, prorrogou o período proibitivo de queimadas para a limpeza e manejo de áreas, no bioma Pantanal, até 31 de dezembro. A decisão consta no decreto publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira, e leva em consideração a necessidade e importância de minimizar os efeitos adversos dos incêndios florestais no bioma, bem como o parecer técnico do Comitê Estadual de Gestão do Fogo e as recomendações do Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal, a Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais do Estado.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio que atingiu o Pantanal mato-grossense desde o mês de outubro é considerado controlado desde o último 20 . No entanto, agentes continuam no local realizando trabalhos preventivos para a completa extinção das chamas.
Na Sala de Situação Central, no Batalhão de Emergências Ambientais, em Cuiabá, a operação de monitorando do bioma, com imagens de satélites de alta tecnologia, continua a orientar as equipes em campo.