PUBLICIDADE

Governo de MT estabelece novos critérios para avaliação de desempenho dos servidores

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria de Planejamento e Gestão publicou hoje, na edição extra do Diário Oficial, a Instrução Normativa regulamentando decreto que estabelece critérios de mudanças dos parâmetros da avaliação de desempenho dos servidores públicos estaduais. “O objetivo é valorizá-los, melhorar seu desempenho e a entrega de serviços ao cidadão”, informou. 

O novo método de avaliação tem foco na produtividade, assiduidade e comprometimento, e dará “oportunidade ao servidor participar, de maneira mais ativa, no resultado de sua avaliação, além de mapear suas necessidades de capacitação e qualificação profissional”.”Outro objetivo da avaliação é valorizar servidores que, além da sua dedicação rotineira, se comprometem com outras atividades, como participação em comissões, grupos de trabalho e conselhos, atuação como fiscal ou gestor de contratos e de convênios ou, ainda, como instrutor, orientador, consultor, mentor, palestrante, moderador e debatedor”. 

A nova avaliação disponibilizará relatório anual, com levantamento e consolidação das lacunas de competências (conhecimento, habilidade e atitude), para que as escolas de formação do Executivo providenciem cursos de capacitação e qualificação necessários. A proposta é diminuir lacunas coletivas, e individuais, em função do cargo público ocupado ou das necessidades institucionais. 

“Este novo processo de avaliação vem ao encontro da eficiência administrativa, pois o resultado servirá para mensurar a produtividade e o comprometimento, como elementos essenciais na condução dos trabalhos, e para traçar estratégias de capacitação e desenvolvimento do servidor. Estamos quebrando paradigmas. Este ciclo fará com que gestores e servidores possam trabalhar em equipe, mapeando competências, planejando as entregas e, consequentemente, atendendo cada vez melhor a população”, explicou o titular da secretaria, Basílio Bezerra. 

A avaliação será composta pelos critérios competência, comprometimento, produtividade, assiduidade e pontualidade. O resultado será aferido pela média simples da soma dos pontos atribuídos pelos avaliadores. O comitê avaliador das competências será formado pela chefia imediata, por um indicado para atuar com o servidor em seu órgão de lotação e por ele mesmo. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Identificado homem que morreu afogado em rio no Nortão

Luis dos Santos Lopes, de 68 anos, foi identificado pela...

Motociclista atinge estrutura de viaduto e morre em Mato Grosso

João Herick Taques Fischer, de 23 anos, faleceu após...
PUBLICIDADE