A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) promoveu a primeira reunião entre os gestores que atuam na área para discutir a execução dos Convênios/Contratos de Repasse deste ano. Promovida pela Gerência de Convênios da pasta, os encontros são parte integrante do processo de aprimoramento da eficiência na gestão pública.
O cumprimento das metas estabelecidas pelo governador Pedro Taques foi a tônica da reunião, realizada hoje. Ficou acordado que todos trabalharão para fazer as adequações necessárias, de forma a garantir recursos financeiros para a execução do objeto do convênio, assegurando o repasse dos recursos federais.
Durante a abertura, a secretária adjunta de Administração Sistêmica, Gisele Gugel, disse que promoverá a integração dos gestores dos setores envolvidos, para que haja sucesso na execução das tarefas. “Tendo em vista que já houve uma etapa de concorrência nacional e a aprovação desse convênio, precisamos agora de um esforço conjunto para cumprimento desse objeto”.
O coordenador de Orçamento, Convênios e Finanças, Jean Figueiredo, disse que é o momento de combater os erros do passado e, por meio de mecanismos como o envio mensal de dados, informar a situação da execução orçamentária, financeira e das metas físicas dos projetos de cada gestor. “Vamos ajudá-los a manter os objetivos definidos no Programa de Trabalho Anual (PTA) de suas ações, aproximando-os consequentemente do cumprimento das metas definidas no Relatório da Ação Governamental (RAG) de toda a Secretaria”.
Na avaliação da gerente de Convênios, Paula Cristina, a política de reorganização financeira do estado assumiu um papel relevante na gestão pública. “São instrumentos que propiciam o ingresso de receitas provenientes do orçamento da União nos cofres das Unidades Federativas, para execução de ações de interesse social”, disse ela.
Após a reunião, os participantes preencheram um questionário que permitirá avaliar a demanda por informações de cada gestor, permitindo assim aprimorar e otimizar a execução dos instrumentos celebrados.