O governador Pedro Taques lançou, esta manhã, o Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) elaborado pela Escola de Governo da Secretaria de Estado de Gestão (Seges). O Programa tem como objetivo qualificar e aprimorar as lideranças públicas do Executivo, passando por secretários, coordenadores e gerentes de unidades.
O PDG começou a ser idealizado no início deste ano, quando o secretário de Estado de Gestão, Júlio Modesto, assinou um acordo de resultados com o governador Pedro Taques, estabelecendo a qualificação dos servidores e de suas lideranças como prioridade. A partir de uma pesquisa realizada no mês de maio deste ano, em que as competências gerenciais dos líderes públicos foram apontadas e sugeridas pelos servidores, a Escola de Governo passou a elaborar o PDG.
“A Escola de Governo é importante, porque o servidor é importante. A Escola é um agente de transformação. Cumprimos todas as metas previstas para a Escola no quesito capacitação, dobrando a meta estabelecida para este ano, que era de 1.500 pessoas até dezembro, chegando a 3.200 pessoas até novembro. Isso mostra o compromisso das pessoas que elaboraram este trabalho e a relevância da escola de governo”.
O secretário-adjunto de Gestão de Pessoas, Joelson Matoso, estava à frente da Escola de Governo quando o projeto começou a ser elaborado. “Esse programa é um pequeno passo para cobrir uma necessidade gigante. Queremos profissionalizar a gestão no Estado e, com um programa sério e parceiros com credibilidade, chegaremos a este nível”.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fundação Dom Cabral (FDC), as empresas Ólami e Franklin Covey, de nível nacional e internacional, realizaram consultorias para que o Programa fosse elaborado dentro dos quesitos de competências esperados de gestores públicos em todo o país. “Trata-se de uma proposta pedagógica estratégica, que atenderá a qualquer liderança que passe por aqui, não apenas neste governo, pois o estado continua depois de nós”, opinou Maricilda Farias, coordenadora do PDG.
Hoje serão realizadas palestras com os institutos que ajudaram na consultoria. A partir de 2016 serão realizadas qualificações, palestras, seminários e workshops, na tentativa de atingir todas as esferas do governo. “Nesse lançamento estamos plantando uma semente e em 2016 todas estas ações estarão em prática”, explicou o superintendente da Escola de Governo, Fernando Rondon.
Para o governador Pedro Taques, compromisso e qualificação devem andar de mãos dadas no serviço público. “Nosso objetivo é fortalecer a Escola de Governo, preparando o servidor e o qualificando para prestar o trabalho da melhor maneira possível. O servidor tem que ter orgulho do que faz e deve ter acesso à formação profissional para fazer o trabalho dele bem feito. Os servidores são fundamentais para o momento de transformação do nosso Estado”.