O governador Pedro Taques anunciou, esta manhã, a abertura do edital de concorrência pública para contratação da empresa de engenharia, que ficará responsável pela elaboração do projeto executivo do Contorno Norte Cuiabá-Várzea Grande, conhecido como "Rodoanel", de aproximadamente 52 quilômetros de extensão.
O projeto executivo será utilizado para implantação e pavimentação de pista dupla, além de obras de artes especiais, bem como a duplicação e a reconstrução do atual pavimento. A via será uma alternativa para os motoristas que utilizam a atual Rodovia dos Imigrantes, por onde trafegam milhares de veículos diariamente.
O edital foi publicado no Diário Oficial que circulou nesta quarta-feira. “Nós lançamos a licitação do projeto executivo porque o anterior estava com problemas graves junto ao Tribunal de Contas da União e ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte)”, pontuou o governador. “Nós vamos iniciar a obra somente com o projeto executivo, o que vai garantir que a obra termine com qualidade”.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, as irregularidades foram sanadas, inclusive após consulta ao Ministério dos Transportes, que considerou grave os apontamentos.
“Cancelamos o contrato e resolvemos todos os problemas que tínhamos com o TCU. Agora estamos na fase de refazer o projeto. Consideramos que o anterior não estava de acordo com o padrão de qualidade que exigimos na atual gestão”, explicou o secretário.
“Nessa primeira fase, a gente quer investir algo entorno de R$ 150 milhões para fazer a primeira pista, que é o recurso que temos garantido. Mas já faremos um projeto completo com duas pistas, canteiro iluminado, sinalização de qualidade”, comentou o titular da Sinfra. A obra tem custo estimado em cerca de R$ 400 milhões.
A construção do Contorno Norte irá contemplar a logística de veículos pesados em Cuiabá, direcionando o tráfego para os 52,70 quilômetros iniciados no entroncamento da sobreposição das rodovias BR-070/163/364, na saída para Rondonópolis, e terminando no segmento da via federal BR-163, acesso ao Norte do Estado.
O contorno ainda cruzará, e, consequentemente, dará acesso às rodovias estaduais MTs 400, 010, 251 e a 030, uma das novas rodovias constantes no pacote de obras do Pró-Estradas Vale do Rio Cuiabá.