O governo estadual informou, esta tarde, que Sorriso terá uma base descentralizada do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Corpo de Bombeiros Militar, composta por um helicóptero, dois aviões para o combate a incêndio e tripulantes para o trabalho com atuação em trinta municípios das regiões médio-norte e norte de Mato Grosso. A base do Ciopaer -que reforçará o combate a criminalidade dando apoio as unidades policiais – e dos bombeiros será construída no aeroporto, às margens da BR-163.
"É preciso destacar a importância dessa parceria entre o Estado e o município de Sorriso em prol da segurança. Essa luta, que é de todos, exige cada vez mais a cooperação entre os órgãos de governo. Além disso, do ponto de vista técnico, a chegada do Ciopaer ao norte do Estado será um marco de qualidade, tanto nos serviços preventivos quanto na repressão à criminalidade, beneficiando mato-grossenses de vários municípios do Estado", diz o secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas.
O projeto de instalação da base está em fase de licitação. A meta é que até o início do próximo ano já esteja concluída e obra será entregue ao Governo do Estado.
O comandante do Ciopaer, tenente-coronel PM Henrique da Silva Santos, disse que a descentralização vai permitir um rápido apoio operacional para atendimento das ocorrências.“Atualmente levamos quatro horas, ida e volta, para atender a uma ocorrência na região de Sorriso. É muito tempo e gasto para os cofres. Com uma equipe operacional em Sorriso, esse tempo resposta será muito mais eficiente”, destacou.
O comandante informou que a secretaria já está trabalhando para a implantação da base. “Está previsto um edital para a realização do curso de tripulantes e também o processo de compra de um caminhão tanque, que servirá para o abastecimento das aeronaves”.
As atividades do Cipaer são desempenhadas por bombeiros, policiais civis e militares que se dividem nas funções de pilotos, tripulantes, mecânicos e nos serviços administrativos.
Neste ano, o Ciopaer vem batendo recordes em recuperação de carros. De janeiro a março de 2016 foram recuperados 32 veículos. No mesmo período do ano passado foi apenas um. Também neste trimestre foram 240 operações realizadas, 9 missões programadas e 9 pessoas resgatadas, informa a assessoria da Secretaria de Segurança.