Após mais de dois anos sem sede própria, o governo cedeu um terreno no Centro Político Administrativo para abrigar a nova sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE). O local, que abrigará procuradores e servidores da PGE, conta com 31,3 mil metros quadrados e foi cedido pela Secretaria de Estado de Gestão (Seges). A procuradora-geral adjunta, Ana Flávia Gonçalves de Oliveira Aquino, ressalta que esta é uma grande conquista.
De acordo com ela, o novo terreno para a construção da sede vem coroar o Planejamento de Desenvolvimento Estratégico que foi concluído no fim do ano passado e servirá às necessidades de longo prazo da Procuradoria. Em 2013, a Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso (Apromat) denunciou as péssimas condições da antiga estrutura, que chegou à exaustão de toda a rede elétrica, impedindo o funcionamento de equipamentos eletrônicos necessários ao trabalho.
“O prédio antigo tinha risco de incêndio, oferecendo perigo às pessoas e aos processos, sofria com enchentes e também corria risco de desabamento. A PGE teve seus serviços prejudicados porque o prédio onde se localizava não tinha mais condições de uso. Em 2013, ficou 15 dias sem luz", explicou a presidente da Apromat, a procuradora Glaucia Amaral.
Para a construção da nova sede, são estimados, pelo menos dois anos. O primeiro passo será a construção de muro e calçada e, depois, acontecerá a licitação do projeto executivo, que começará a ser definido a partir da reunião do Colégio de Procuradores. “Durante o planejamento discutimos a nossa estrutura, organograma e agora com essa discussão, vamos definir nosso real tamanho para que a nova sede contemple as nossas necessidades e da população”.
Conforme a presidente da Apromat, a nova sede da PGE se tornou um sonho que, com a cessão desse terreno, fica mais perto de ser realizado. “Isso mostra a prioridade que está se dando, finalmente, para a defesa do Estado de Mato Grosso. A destinação do terreno, feita pelo atual Governo do Estado, demonstra preocupação com a proteção do patrimônio público, mostra que os serviços jurídicos de defesa ingressaram na agenda. Esperamos um prédio funcional e útil para o serviço que precisamos prestar”.
Após a licitação e elaboração do projeto executivo é que será aberta a licitação para a realização da obra. Segundo a procuradora adjunta, a intenção é de que este edital seja concluído até o fim do ano.
Além de estrutura adequada às necessidades da PGE, pelo menos, para os próximos 10 anos, a nova sede estará situada perto do Fórum da Capital, assegurando mais eficiência e agilidade ao serviço prestado pelos procuradores na defesa dos interesses de Mato Grosso.