PUBLICIDADE

Governo capacita mais de 13 mil pessoas no ano em MT

PUBLICIDADE

Ao longo do ano, 13 mil pessoas foram capacitadas pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) nos 83 cursos ofertados em 67 municípios de Mato Grosso, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Para 2014, o secretário do órgão, Rafael Bastos, tem a meta de qualificar mais 10 mil pessoas em 100 cidades do Estado.

“Por meio da qualificação profissional a gente consegue ofertar ao mercado e ao empresariado pessoas preparadas, capazes de atender o ritmo do mercado e dos avanços tecnológicos”, frisa o secretário.

Nas nove escolas técnicas estaduais, incluindo a de Campo Verde, 4.565 alunos foram formados em 2012. O Governo do Estado abriu vagas para cursos técnicos nas áreas de secretariado, agronegócio, informática, meio ambiente, agropecuária, enfermagem, segurança do trabalho, entre outras áreas.

Em relação ao Mundial da Fifa de 2014, o Parque Tecnológico que será construído em uma área de 80 hectares no bairro Chapéu do Sol, em Várzea Grande, será um dos principais legados da Copa do Mundo ao setor de Ciência e Tecnologia, avalia o secretário Rafael Bastos. “Em Barcelona (Espanha), o Parque Tecnológico local foi o principal legado deixado pelas Olimpíadas de 1992”.

Ele cita que a área vai ser o principal pólo de integração entre empresas e instituições acadêmicas. O local deve abrigar a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), permitindo o intercâmbio de pesquisadores. “O Parque Tecnológico será uma referência de integração, produzindo tecnologia”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE