O conselho gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas autorizou a abertura da licitação de concessão administrativa para implantação gestão, operação e manutenção de sete unidades do Ganha Tempo, em Sinop, Lucas do Rio Verde, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá (na região da grande Morada da Serra), Rondonópolis e Várzea Grande. As concessões terão prazo de 15 anos e, neste modelo, o Estado pagará para que uma empresa privada administre a prestação dos serviços à população.
Conduzido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) desde o ano passado, o modelo de expansão do programa deverá beneficiar cerca de dois milhões de cidadãos. A previsão é que as novas unidades sejam construídas ainda este ano, contemplando 104 serviços. Entre eles, a emissão da carteira de identidade, pagamentos de contas, fotos 3×4, entre outros. Atuarão no Ganha Tempo alguns parceiros como a Defensoria Pública, Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Correios, Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), além da própria Setas.
As novas unidades serão classificadas como grande, médio e pequeno porte, atendendo a demanda da população local. Somente Cuiabá, pela quantidade populacional, receberá o selo de grande porte. A expectativa é que a nova unidade na Capital alcance rotatividade de aproximadamente 42 mil pessoas por mês.
As de médio porte serão construídas em Sinop, Cáceres, Rondonópolis e Várzea Grande. As construções de pequeno porte estarão em Lucas do Rio Verde e Barra do Garças. Todas as unidades serão construídas em pontos estratégicos, para que sejam acessadas pelo maior número possível de moradores destes municípios e de localidades do entorno.