O Governo do Estado emitiu a ordem de serviço para o início das obras de pavimentação de 15 quilômetros da rodovia MT-140, em Campo Verde (137 quilômetros de Cuiabá), na região Sudeste de Mato Grosso. A rodovia interliga a BR-070 ao entroncamento da BR-163/364, e vai facilitar o escoamento da produção agrícola da região em direção ao terminal ferroviário de cargas do município de Rondonópolis.
“Com o asfalto, haverá a diminuição da quilometragem, do valor do frete e vai fazer com que a carga, os grãos, cheguem mais rapidamente ao terminal em Rondonópolis, que é o maior da América Latina. Um importante ganho para o desenvolvimento do nosso Estado”, disse o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.
O gestor avalia ainda que haverá melhoria logística e o consequente incentivo à economia e ao desenvolvimento. Isso porque a pavimentação vai reduzir o tempo de viagem nos deslocamentos por esse trecho e trazer inúmeros ganhos econômicos para o cidadão mato-grossense e para todo o Estado.
As obras serão executadas por um consórcio de empresas e o investimento é de R$ 6,5 milhões. Esse valor representou uma economia de 17% em relação ao valor inicialmente estimado para a pavimentação, no referencial de licitação, que era de R$ 7,9 milhões.
Essa economia, segundo o secretário, demonstra a credibilidade do governo do Estado, que tem conseguido contratar e executar obras com valores abaixo dos previstos, sem perder a qualidade dos empreendimentos contratados.
Para o prefeito de Campo Verde, Fábio Schroeter, essa pavimentação vai trazer benefícios imensuráveis especialmente para a economia da região, pois o trecho a ser asfalto é considerado um gargalo para o escoamento da produção agrícola.
“Vai solucionar um problema de Campo Verde e região, de escoamento de safra muito grande. Ali neste trecho todo ano temos muitas dificuldades com atoleiros, caminhões encalhados e, às vezes, até tombados, causando transtornos e risco a todos. Nossos parabéns e agradecimentos, em especial ao nosso governador Mauro Mendes, por olhar com carinho para nossa região”, afirmou Fábio.
Ainda de acordo com o prefeito, o início da obra é a realização de um sonho antigo não apenas da cidade, mas também dos moradores de municípios vizinhos, como Nova Brasilândia e Planalto da Serra, que também dependem e trafegam diariamente por esse trecho.