O Governo do Estado apresenta amanhã, às 15h, no auditório Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, o plano de combate a incêndios florestais para o ano que vem. A explanção será feita pelo secretário-chefe da Casa Civil e supervisor geral do Grupo Especial de Prevenção e Combate a Incêndios, Eumar Novacki.
Durante o evento, os três municípios que mais reduziram o número de focos de calor durante o período proibitivo deste ano, serão premiados.
O Grupo Especial de Prevenção e Combate a Incêndios foi criado pelo decreto nº 1.470, de 23 de julho deste ano, com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção, preparação e resposta rápida às queimadas e incêndios florestais em Mato Grosso. O GEPCI trabalha de forma integrada com os diversos órgãos de Estado, dos Municípios, entidades não governamentais, iniciativa privada e comunidade.
Desde o início do período proibitivo, em 15 de julho, o GEPCI coordenado pelo major BM Hector Péricles de Castro, coordenou uma série de ações de governo, que resultaram numa redução este ano, em relação ao ano passado, de 74,45% no número de focos de queimadas em Mato Grosso. Em relação a 2006, a redução foi de 57,46% e, em relação a 2004, houve redução de 84,75%.
Este ano, as ações de prevenção, monitoramento, fiscalização e combate direto tiveram como prioridade as unidades de conservação estaduais, as áreas de relevante interesse ecológico e áreas florestais.
Entre as atividades desenvolvidas pelo grupo se destacam as palestras preventivas em escolas, assentamentos e associações de produtores rurais, operações de monitoramento e fiscalização em todo o Estado. Essas ações tiveram como foco a orientação à população, reforçando a importância de não se utilizar o fogo para limpeza de terrenos urbanos e rurais.