O secretário estadual de Segurança Pública, Fábio Galindo Silvestre, mostrou um ‘Raio X’ do setor, com reivindicações, resultados, metas e o planejamento estratégico integrado das forças, ontem, do ‘Pacto pela Segurança’, em Vila Bela da Santíssima Trindade, sede simbólica do governo desde quinta-feira (17). A explanação foi feita no Palácio dos Capitães e Generais e acompanhada pelo governador Pedro Taques (PSDB). Ela é parte do encontro de representantes da Região Integrada de Segurança Pública de Segurança Pública (Risp) do 12º Comando Regional.
Entre os dados estatísticos, positivos e negativos, apresentados estão, por exemplo, o aumento de 29% no número de inquéritos concluídos pela polícia em 2015. O índice saltou de 26.874 em 2014 para 34.543. E ainda, a queda do 34% número de homicídios em Várzea Grande, de 225 mortes em 2014 caiu para 148 em 2015, e em Sinop, de 81 para 50 mortes, o que representa uma queda de 38%, de acordo com assessoria.
Galindo explicou as três diretrizes que orientam as ações do setor: integração, regionalização e gestão eficiente. A partir delas, o plano foi subdividido em sete eixos: Reconstrução do Sistema de Segurança, Inteligência, Repressão Qualificada, Prevenção Qualificada, Segurança Digital, Segurança Cidadão e Gestão por Resultados.
O eixo da ‘Repressão Qualificada’ traz, entre outras ações, fortalecimento medidas de combate aos crimes violentos (roubo, latrocínio) e às organizações criminosas. Esse eixo tem correlação com outro considerado fundamental, o da ‘Inteligência’. A Sesp está fortalecendo, ampliando e intensificando as ações de inteligência como forma de prevenir e reprimir a criminalidade.
Taques reforçou que educação, saúde e segurança são prioridades em seu governo. Ele elogiou as ações da segurança pública, mas observou que integração e regionalização não vão resolver os problemas da segurança se não houver integração com o Judiciário e Ministério Público Estadual. Ele adiantou que nos próximos dias vai discutir essa questão com o presidente do Tribunal de Justiça e o procurador geral de Justiça.
Além de Taques e do vice-governador Carlos Fávaro, o juiz da Comarca, Leonardo de Araujo Costa Tumiati, deputados estaduais e outras autoridades e líderes acompanharam a explanação.