Para melhorar a infraestrutura turística na região de Nobres, incluindo o distrito de Bom Jardim, o governo do Estado trabalha para levar ao município pavimentação de rodovia, regularização fundiária, sinalização de pontos turísticos, linhas de crédito especiais para turismo e obras de lazer. Outra demanda que vem sendo viabilizada pelo governo é a transferência de titularidade da área da Lagoa Azul para o Estado – já que atualmente ela pertence à União.
Ontem, em reunião com o prefeito Leocir Hanel e vereadores do município, o governador Pedro Taques afirmou estar comprometido com a meta de tornar Nobres referência em turismo no Brasil, dada a variedade de belezas naturais na região. “Toda a equipe do governo, principalmente as secretarias de Infraestrutura e de Turismo, devem dar prioridade às obras ligadas ao potencial turístico de Nobres”, frisou o chefe do Executivo estadual.
A principal demanda do município, conforme destacou o prefeito, é a pavimentação de nove quilômetros da MT-351, interligando os distritos de Bom Jardim e Roda D’Água. “Essa rodovia é de extrema importância para o turismo da região, pois é a que dá acesso à área da Lagoa Azul, que é um dos principais produtos turísticos da região”, explicou Leocir Hanel, lembrando que a obra está com todos os projetos prontos e licitada.
Diante disso, o secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Marcelo Duarte, afirmou que governo do Estado e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso vão unir forças para viabilizar recursos para a pavimentação, conforme também determinou o governador.
Já em relação à área da Lagoa Azul, o secretário adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro, explicou que o processo de transferência da área tramita na Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e deve ser finalizado no segundo semestre deste ano. A transferência é determinante para que seja feito o manejo adequado do local, a fim de abri-lo para visitação.
No próximo mês, acrescentou Nigro, o Distrito de Bom Jardim também contará com novas placas de sinalização turística. A localidade também receberá obra da Secretaria das Cidades (Secid), voltada para o lazer da população que mora e visita o distrito. Segundo o secretário Wilson Santos, a equipe de engenheiros e arquitetos já esteve no local para realizar os estudos e, então, iniciar o projeto. A Secid conta com R$ 1,2 milhão para esse investimento.
Ainda em turismo, a Agência Desenvolve MT apresentou para o prefeito e vereadores de Nobres uma linha de crédito especial para o setor. A partir dela, empreendedores do município podem investir em hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, entre outros empreendimentos abarcados pelo ramo.