PUBLICIDADE

Governo abre Semana de Mobilização Contra a Corrupção

PUBLICIDADE

A Semana de Mobilização Contra a Corrupção foi aberta, hoje, no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás. Durante a abertura, a secretária de Estado do Gabinete de Transparência e Combate a Corrupção, Adriana Vandoni, destacou que o evento acontece em um momento marcante, devido a série de operações realizadas no Brasil, também em Mato Grosso, que visam punir gestores que desviaram dinheiro público.

Para a secretária, o Estado passa por um processo de amadurecimento e busca ações para que a sociedade seja envolvida e trabalhe com a fiscalização dos serviços públicos. “Estamos vivendo um momento especial, onde as instituições estão funcionando e os crimes são punidos. Por isso, precisamos debater e conversar sobre as ferramentas que existem e podem auxiliar no combate à corrupção. Assim, conseguimos envolver a sociedade neste processo de amadurecimento”.

Vandoni comenta que o Estado já está finalizando a regulamentação da Lei Anticorrupção, cuja formulação é feita em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), o Ministério Público Estadual (MPE) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). “Estamos trabalhando na regulamentação para que ela atenda todos os atores. Estamos avançando também no quesito de buscar meios para a recuperação do dinheiro que foi roubado”.

O chefe da Controladoria Geral da União no Estado de Mato Grosso, Sergio Akutagawa, destacou que há um grande avanço na questão de combate à corrupção e ressaltou que as medidas de comando e controle vão até determinado ponto. “A sociedade não pode permitir que cheguemos a um ponto em que fazer errado seja a regra”.

O Procurador-Geral de Contas do Estado, Gustavo Coelho Deschamps, em sua fala de abertura fez um apelo para que a política de transparência e combate à corrupção adotada em Mato Grosso seja uma não só um instrumento de governo, mas uma política de Estado que permeie todas as gestões.

“A corrupção é um mal que assola o Brasil e precisa ser combatida por meio da educação, instituições fortes e transparência. Esta última é a única vacina para a corrupção. Um ambiente transparente é hostil para os corruptos”, declarou.

O primeiro painel apresentado nesta manhã contou com a participação do Secretário Executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo; o advogado do Sindicato dos Notários e Registradores de Mato Grosso, Lafayette Garcia Sobrinho e o chefe da Controladoria Geral da União no Estado de Mato Grosso, Sergio Akutagawa.

O tema discutido por eles foi a recuperação de ativos. Matéria que o Estado de Mato Grosso passou a trabalhar fortemente após a implantação do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira).

Nesta quinta-feira (10.12) um evento especial, voltados aos jornalistas e assessores de imprensa está sendo preparado em parceira com o Sesi. Será um minicurso sobre a Lei de Acesso à Informação e Transparência Pública, ministrado pela gerente-executiva da Abraji, Marina Iemini Atoji.

O curso conta com certificação da Abraji e ocorre em dois horários, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Sesi Escola (ao lado do Sesi Papa), na Morado do Ouro em Cuiabá.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mulher foge ao ver viatura, deixa casa aberta e policiais localizam tabletes de cocaína em Mato Grosso

Policiais militares do 10º Batalhão apreenderam quatro tabletes e...

Motociclista bate em lateral de ponte e morre em Mato Grosso

Um homem identificado como Sandovaldo Santos Alves, de 55...
PUBLICIDADE