No segundo “Dia D” da Caravana da Transformação em Peixoto de Azevedo, o governador Pedro Taques se reuniu com representantes de cooperativas de garimpeiros da região norte e com membros dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseg) da região para debater políticas públicas para o setor. As reuniões foram realizadas na manhã deste sábado (10.09), no gabinete instalado especialmente para a Caravana.
A primeira reunião do dia foi com os mineradores cooperados, que apresentaram a realidade da atividade de extração do ouro no extremo norte de Mato Grosso. A principal demanda do setor é a criação de uma política pública para o desenvolvimento sustentável dessa atividade econômica. Um segundo encontro entre o governador e representantes do setor e dos órgãos públicos ligados à mineração será agendado em Cuiabá, nos próximos dias.
Pesquisadora do Centro de Tecnologia Mineral do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, Zuleica Castilhos realizou um estudo no Brasil sobre áreas com potencial para o desenvolvimento do "ouro ético" e concluiu que Mato Grosso está entre essas áreas. Para ser certificado como "ouro ético", a extração do mineral precisa seguir rigorosamente parâmetros sociais, econômicos e ambientais. "Mato Grosso está muito maduro para iniciar um projeto de implantação do ouro ético e Peixoto de Azevedo tem potencial para implantar uma área com essas exigências". De acordo com a pesquisadora, apenas Colômbia, Peru e Mongólia possuem áreas credenciadas de ouro ético.
"É um orgulho para nós, é gratificante ver que o setor pode ser atendido pelo Governo do Estado, o qual se mostrou comprometido em atender a demanda da classe. Esperamos que tudo comece a avançar de forma a causar uma transformação", avaliou Gilson Camboim, que representou a Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto.
A segunda reunião do dia foi com Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseg) do extremo norte de Mato Grosso. Na ocasião, foram apresentados dados sobre a segurança pública na região, ações e demandas, bem como os investimentos que estão acontecendo na área, como o chamamento de profissionais de segurança, concursos e aquisição de equipamentos.
Na sexta-feira (09.09), o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, se reuniu com a comunidade e membros da sociedade civil organizada para repassar à população as informações referentes à segurança. Na ocasião, foi reforçada às instituições presentes a necessidade do registro de Boletim de Ocorrência, considerando que os avanços na segurança pública dependem também da análises desses dados.
Para o governador Pedro Taques, inserir o gabinete de governo nas Caravanas da Transformação é uma forma eficaz de ouvir e ver de perto as demandas do interior. “Viemos aqui para trazer serviços de todas as secretarias, saúde, cidadania e também ouvir a comunidade. A Caravana é a oportunidade de concretizar políticas públicas, além de manter o compromisso de trazer o estado para próximo do cidadão”.