O governador Silval Barbosa (PMDB) inaugurou, hoje, o Terminal Intermodal de Cargas de Itiquira (325 km ao sul da Cuiabá). Ele conta com área de 70 hectares e 6 quilômetros de extensão. A expectativa é que passem pela olbra 100 mil toneladas por dia. O empreendimento, que opera em caráter experimental desde abril, gerará 201 empregos diretos e abre o caminho para a conclusão do projeto original da Ferrovia Vicente Vuolo que prevê a chegada dos trilhos aos municípios de Rondonópolis e Cuiabá.
Conforme Só Notícias já informou, para o governo, a importância do Terminal Intermodal para a cidade de Itiquira, segundo secretário extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes de Mato Grosso (Selit/MT),tem diversos aspectos. O primeiro deles, é o econômico, que se vê claramente, cujos resultados efetivos já trouxeram para Mato Grosso, desde 2000, quando da inauguração do Terminal de Alto Taquari e posteriormente o Terminal de Alto Araguaia.
A transformação por qual passou essas cidades e a região em torno delas é evidente. Eram cidades – apesar da qualidade da terra, do potencial agropecuário – cujas expectativas eram limitadas. Com a chegada da ferrovia aconteceu um crescimento significativo, atraindo indústrias, valorização econômica da terra, geração de novos empreendimentos, num círculo virtuoso permanente.