O governador Pedro Taques (PSDB) rebateu os boatos sobre a não realização de um novo concurso público com 2,4 mil vagas para preenchimento de cargos na Polícia Militar, Polícia Civil e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). “O concurso foi autorizado. Agora está na fase de estudos. Há procedimentos internos que precisam ser seguidos”, afirmou por meio de sua página em uma rede social.
Este concurso foi anunciado pelo gestor estadual em fevereiro deste ano. Na oportunidade, ele disse que seriam abertas 1,2 mil vagas para soldado da Polícia Militar, 1,2 mil vagas para a Polícia Civil – sendo 900 vagas para investigador e 300 vagas para escrivão – e 42 vagas para técnico de necrópsia na Politec.
De acordo com o governador, o processo seletivo faz parte do programa de recomposição do efetivo da Segurança Pública. Em janeiro de 2015, a Segurança Pública contava com apenas 40% do quadro funcional ideal da Polícia Militar, 42% da Polícia Civil, 24% do Corpo de Bombeiros e 50% do quadro ideal da Politec.