Na solenidade militar alusiva ao ‘Dia do Patrono das Policiais do Brasil – Tiradentes’, o governador Pedro Taques enfatizou a importância do trabalho do policial militar em prol da sociedade. “Temos que dar um tratamento com dignidade, respeito a todos os policiais. Isso não apenas por meio de salário e equipamentos, mas, também, de tratamento igualitário e de honra”.
O comandante-geral da PM, coronel Zaqueu Barbosa, salientou o simbolismo da data para a instituição. “É um momento de celebração, é uma data histórica, que celebra a história de vida e de lealdade daquele que passou a ser considerado nosso patrono”.
Em razão disso, a data simboliza também um importante momento na carreira de policial militar, a promoção. Na ocasião, 633 policiais militares tiveram ascensão em suas carreiras, sendo 613 praças e 20 oficiais. Na ocasião, os alunos do 1º ano da Academia de Polícia Militar Costa Verde (APMCV) receberam, simbolicamente, o Espadim Tiradentes, que representa a carreira militar. No 3º ano, quando forem declarados aspirantes a oficiais, devolverão o espadim e receberão a espada militar.