PUBLICIDADE

Gestores da Seduc-MT discutem plano de ação da A3P em Cuiabá

PUBLICIDADE

A proposta de execução do plano de ação e os objetivos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) na Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) foram discutidos nesta semana, entre a comissão encarregada do projeto e gestores da pasta. Uma das metas é estimular a mudança de atitude dos servidores para que os critérios de gestões socioambientais sejam inseridos em suas atividades rotineiras.

O presidente da comissão da A3P na Seduc-MT, Hennfany Kassio de Oliveira Pires, destacou que entre os projetos a serem implementados estão o desenvolvimento de uma cultura e consciência sustentável; o controle e monitoramento do consumo de energia elétrica nas unidades escolares da rede estadual e na sede da Secretaria; projetos de acessibilidade, refeitório e integração dos servidores; além do desenvolvimento de um programa em parceria com a concessionária de energia Energisa para a eficiência energética.

Hennfany ressaltou que o foco será o combate a todas as formas de desperdício dos bens públicos e recursos naturais; inclusão de critérios socioambientais nos investimentos, compras e contratações públicas; formação continuada dos servidores públicos em relação aos aspectos socioambientais e de melhoria da qualidade do ambiente de trabalho. “O plano de ação foi aprovado pelos novos gestores da Seduc-MT. Saímos da reunião com a proposição da apresentação do plano para todos os servidores da Seduc, e a seguir daremos início ao desenvolvimento gradativo dos projetos”, enfatiza.

O secretário adjunto Executivo, Luciano Bernart, apontou que a administração pública tem a responsabilidade de contribuir no enfrentamento das questões ambientais. “A implantação da A3P visa à conscientização dos servidores para a otimização dos recursos para o combate ao desperdício e busca de melhor qualidade do ambiente de trabalho”, frisou.

Neste sentido, ele explica, a comissão da A3P, composta por servidores de várias áreas da instituição, tem o aval da gestão da pasta para, a partir do diagnóstico inicial, desenvolver as ações junto aos colaboradores, priorizando as de maior urgência.

Participaram ainda da reunião o assessor especial Ediulen Jesus de Almeida Leite, o superintendente Administração Jean Cleber Brito da Silva, e membros da Comissão da A3P. 

Histórico

A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente criado como resposta da administração pública à necessidade de enfrentamento das graves questões ambientais.

Surgiu da necessidade de pensar em como gastar menos energia para manter as instalações, reduzir os gastos, gerar o mínimo de rejeitos, adquirir produtos que causassem menos danos ao meio ambiente, em suma, implantar um programa de sustentabilidade na administração pública.

Para tanto, foi preciso repensar os padrões de produção e consumo do setor público e, em contrapartida, buscar estratégias que fossem inovadoras. Essas estratégias, foi percebido, estariam associadas à adoção de critérios, princípios e diretrizes sociais e ambientais. E é o que propõe a A3P.

A Agenda reflete o interesse da sociedade, ao contribuir para a melhoria da eficiência do órgão público, com menos gastos e menor impacto sobre o meio ambiente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carreta e caminhão colidem na 163 em Sorriso; um ferido

O acidente envolvendo um Iveco Daily 3510 branco e...

Detran-MT registra em 6 anos mais de 1 mil operações contra infrações no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito realizou, desde o início...
PUBLICIDADE