O garimpo de Serra da Borda, na cidade de Pontes e Lacerda, foi totalmente desocupado neste fim de semana. A Polícia Militar informou que a saída dos garimpeiros ocorreu de forma pacífica e que a partir desta hoje começou a limpeza no local.
O coronel da PM, Alberto Barros Neves, explicou que os trabalhos de retirada dos garimpeiros foi dividida em quatro fases. A primeira foi de 12 a 15 deste mês quando os exploradores deixaram o garimpo de forma espontânea. A segunda fase teve início, no dia 16, quando a PM instalou uma base permanente na entrada do garimpo e todos que passavam pelo local eram revistados.
A terceira iniciou hoje com a limpeza do local para a realização da quarta fase, a partir do dia 20 que é a chegada da Força Nacional e Exército para impedir a volta da exploração de ouro ilegal.
O isolamento deverá durar até que o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) autorize a exploração do ouro por uma empresa privada no local.
Duas escavadeiras foram apreendidas, neste final de semana. A polícia diz que os proprietários cobravam R$ 500 para que as máquinas fossem usadas pelo período de meia hora.
Mais de duas mil pessoas voltaram ao garimpo ilegal desde o início do mês passado. O Ministério Público Federal (MPF) pediu para a Justiça Federal de Cáceres a retirada dos invasores por meio tropas da Força Nacional, Exército e Polícia Federal.
Neste período cerca de 30 pessoas foram presas e duas mortas, dentre elas, um adolescente de 12 anos atingido por um disparo acidental enquanto ajudava os pais a procurar ouro.