O pesquisador Rattan Lal, ganhador do prêmio Nobel da Paz em 2007 como membro do Painel Intergovernamental de Mudança do Clima (IPCC), fará algumas palestras na sede da Embrapa Agrossilvipastoril, no município. Lal trabalha com diversas pesquisas relacionadas à conservação de solo, gestão sustentável, sequestro de carbono, mudança do clima e segurança alimentar. É a primeira vez que ele vem a Mato Grosso. A informação é da assessoria da Famato.
Ontem pela manhã, ele realizou uma palestra na Embrapa em Sinop com o tema "evolução da conservação da agricultura". No período da tarde, o tema foi "Soil and Peace". Nesta terça-feira, ele ministrará duas palestras. A primeira, das 8h às 10h com o título "ciência do solo no século 21". A segunda, das 13h30 às 17h com o tema "International Union of Soil Science and Global Issues".
Na quarta-feira (11), das 8h às 10h, o tema será "Fate of Carbon Transported by Erosion". A quinta-feira (12), ele visitará uma propriedade rural voltada para a Integração Lavoura-Pecuária, em Juara. No sábado, às 8h, na Embrapa, ele fará outra palestra com o título "Beyond COP21: Potential and Challenges of " 4per 1000 " Program".
O evento é destinado a pesquisadores, professores universitários e estudantes de pós-graduação e graduação. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo e-mail [email protected].
Rattan Lal – Nasceu na Índia, em uma região hoje pertencente ao Paquistão. Graduou-se na Universidade de Agricultura de Punjab, fez mestrado em Nova Deli (Índia) e PhD em Ohio, onde, desde 1987, é professor de Ciências do Solo.
É diretor do Centro de Gestão e Sequestro de Carbono da Universidade de Ohio, trabalha com conservação de solo, gestão sustentável, sequestro de carbono, mudança do clima e segurança alimentar. Seu currículo contabiliza 1986 publicações, com mais de 20 mil citações na Web of Science e quase 54 mil, segundo o Google Escolar.